Telefone: 3554-0726 | Tel./WhatsApp: 97365-0726 | e-mail: contato@espacoavatara.com.br

Massagem ANMÁ - O Guia Simples e Prático

O que é, como fazer, benefícios, indicações, contraindicações, como se preparar e perguntas.

ANMÁ - O Guia Simples e Prático

O que é ANMÁ? Por que fazer?

Massagem de origem Chinesa transmitida aos japoneses por volta de 710 d.c. Essa massagem utiliza movimentos (basicamente da extremidade para o centro do corpo) que estimulam pontos energéticos aliviando a tensão muscular e facilitando a circulação do sangue e da energia (Ki).

A principal característica do ANMÁ é a utilização das mãos como principal instrumento de trabalho, não utiliza qualquer tipo de óleo ou creme, é flexível, perfeitamente adaptável a vários tipos de “clientes” e ambientes.

São utilizadas técnicas de deslizamento, amassamento, vibração, pressão, percursão, pinçamento e alongamentos e movimentação de articulação.

O ANMÁ é uma massagem mais suave que restaura a saúde e enfatiza o relaxamento muscular, por isso é muito indicada para idosos, pessoas com problema de osteoporose e estresse físico e mental.

Benefícios do ANMÁ

Alivia dores crônicas;

Redução de tensões musculares;

Promove o relaxamento mental;

Benefício à postura e tônus muscular;

Melhora a concentração;

Reduz a ansiedade;

Alívio dos sintomas do bruxismo e distúrbios da ATM como dor na face, cansaço dos músculos da mastigação e dor de cabeça;

Estimulação do sistema nervoso central;

Melhora da circulação sanguínea;

Aumento da disposição;

Diminuição do estresse físico e mental;

Fortalece o sistema imunológico;

Auxilia no tratamento da depressão, síndrome do pânico e enxaqueca;

Facilita o peristaltismo intestinal, sendo indicado nos casos de constipação.

Quando o ANMÁ é indicado?

Rinite e sinusite;

Problemas de circulação;

Dores de cabeça;

Gripes, resfriados e bronquite asmática;

Problemas articulares (artrite, artrose, bursite, lombalgias, cervicalgias);

Fibromialgia, tendinites, tenossinovites e paralisia muscular;

Alívio de cólicas menstruais;

Gastrite nervosa;

Relaxamento físico, mental e emocional.

Quando o ANMÁ é contraindicado?

Febre;

Infecções na pele;

Doenças contagiosas;

Qualquer tipo de câncer;

Cirurgia ou fraturas recentes;

Gestantes até o quarto mês.

Como se preparar para a sessão de ANMÁ?

Para quem irá receber a massagem, o mais indicado é que use ou traga uma roupa confortável, pois ao contrário das massagens convencionais, o ANMÁ não requer que a pessoa se dispa.

O ANMÁ pratica-se com roupa leve, de preferência algodão facilitando a movimentação, já que a massagem consiste também em realizar movimentação de articulação e alongamentos.

O ideal é não comer exageramente antes da sessão, e informe ao terapeuta caso esteja sentindo dores, para que ele possa avaliar o motivo da mesma.

Perguntas mais frequentes

Caso sua dúvida não esteja nesta sessão, clique aqui para entrar em contato.

As sessões de ANMÁ têm a duração de aproximadamente uma hora e podem ser realizadas em uma maca.

Durante a sessão, o terapeuta trabalha geralmente em todo o corpo: braços, pernas, costas, abdômen, pescoço e cabeça. Esse tratamento total transmite novamente ao paciente a impressão de estar "ligado" a todo o seu corpo e não apenas a parte que talvez constitua o problema real. Estabelecer esse contato entre as diversas partes chama a atenção para a relação entre zonas do corpo físico e a mente.

Sim, qualquer pessoa pode receber ANMÁ, a não ser que ela apresente algum problema de saúde no qual essa técnica não poderia ser indicada.

Dependendo da situação você pode sentir um pouco de dor durante a sessão ANMÁ, isso acontece porque você pode estar com alguma disfunção energética que ocasiona a tensão muscular. O terapeuta irá tratar seu problema da maneira menos “dolorosa”, mas mantenha-o informado durante a sessão caso você sinta uma dor muito forte.

À partir do quarto mês de gestação uma gestante pode receber ANMÁ, desde que não haja nenhum tipo de problemas na gravidez. Pergunte ao seu médico.

Tal como outras curas naturais e terapias alternativas, o ANMÁ interessa-se pelas medidas de prevenção. Conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado, e também controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doenças.

Como o ANMÁ se dedica a relaxar o corpo a um nível profundo, entrando em contato com aspectos mais sutis do modo de ser energético de cada um, é também capaz de auxiliar no tratamento da ansiedade, tensão, depressão e instabilidade emocional.

Lembre-se!!! Procure um profissional especializado.

Somente profissionais qualificados podem realizar o ANMÁ. Verifique se o mesmo é formado em massoterapia ou fisioterapia (leia o artigo "Massa... o quê?"). Movimentos bruscos e pressões intensas em determinadas áreas podem causar lesões graves se forem feitas por pessoas despreparadas.


CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe

   
   
   
   

Veja os comentários deste post

Scroll to Top