Telefone: 3554-0726 | Tel./WhatsApp: 97365-0726 | e-mail: contato@espacoavatara.com.br

Drenagem linfática muito se ouve; pouco se sabe

Você sabe identificar uma drenagem linfática correta? E os resultados, conhece?

Drenagem linfática muito se ouve; pouco se sabe

A drenagem linfática é uma técnica muito conhecida e procurada por vários motivos, especialmente para auxiliar no período pós-operatório até no tratamento de linfedemas. Portanto, a preocupação com a correta execução da técnica é de fundamental importância.

Você sabe, por exemplo, identificar uma drenagem linfática correta? E os resultados que esse tratamento pode e deve oferecer, conhece?

Em primeiro lugar, precisamos entender melhor um pouco da nomenclatura utilizados pelos profissionais:

  • Linfa: é o líquido que sai dos capilares sanguíneos para o espaço entre as células e é recolhido pelos capilares linfáticos. É responsável pela eliminação de impurezas produzidas durante o metabolismo celular.
  • Linfonodos: são os filtros por onde passa a linfa antes de chegar à corrente sanguínea, deixando retidos os agentes causadores de doenças.
  • Íngua: são os linfonodos que aumentam de tamanho ao identificar a presença de agentes causadores de doenças, com número de leucócitos (células de defesa) multiplicado em seu interior.

Agora, alguns itens importantes que devem ser observados durante uma drenagem linfática:

Drenagem linfática não pode doer

Como a circulação linfática é mais superficial que a circulação sanguínea, a drenagem linfática deve ser suave e lenta. Seguindo o fluxo da linfa até os linfonodos.

Drenagem linfática não deixa hematomas

Como já foi dito anteriormente, a drenagem deve ser leve. Não se deixe seduzir pela explicação de que “a drenagem tem que ser forte para quebrar as células de gordura”, pois não é possível haver o deslocamento de gordura com uma massagem. Mesmo se estivéssemos tratando de uma massagem mais rigorosa (o que não é o caso), o profissional deve ter a capacidade de executar a massagem sem deixar o paciente com hematomas.

Limpeza do local

Não é porque o procedimento não é invasivo que o local em que você vai receber a drenagem não necessite estar limpo. Observe se o lençol ou proteção da maca que serão utilizados estão limpos e, se possível, com algum revestimento descartável.

Procure saber qual o produto será utilizado em você

É muito importante saber qual o produto que o profissional utilizará no tratamento, para comprovar que você não é alérgico a nenhum item da sua composição. Na dúvida, sempre pergunte.

Observe como o produto é utilizado

O profissional deve atender a algumas condições de higiene para utilizar o produto no cliente. Observe se o profissional fraciona o produto em outro frasco com espátula descartável, ou se ele utiliza uma embalagem que evite o contato com o produto, por exemplo, por meio de um frasco com válvula.

Drenagem linfática emagrece?

A drenagem linfática não promove emagrecimento por si só. É possível que esse mito se deva ao fato de que os vasos linfáticos secretam os lipídeos (ácido graxo e glicerol) absorvidos pelas células intestinais até a circulação sanguínea, ou seja, auxilia a captação dessa grande molécula para o sangue. O sistema linfático também auxilia a circulação sanguínea na remoção de resíduos, o que contribui para a defesa do organismo. Porém, ela pode ser utilizada para ajudar no processo de emagrecimento porque promove a remoção de resíduos das células, melhorando a aparência da pele e diminuindo a flacidez durante a fase do emagrecimento.

Como funciona a drenagem linfática?

A circulação da linfa ocorre de maneira diferente da circulação do sangue. O sangue é impulsionado através dos vasos pela força do coração e da pulsação das veias, já a linfa depende da ação de agentes externos como a contração muscular, a pulsação de veias próximas e do movimento das extremidades. A drenagem linfática, por ser realizada no sentido da circulação da linfa, atua na diminuição de edemas, muitas vezes ocasionados por sedentarismo, má alimentação (rica em sódio e açúcar e pobre em água), pós-operatório e até mesmo por algumas doenças como linfedemas.

Dica: o resultado da drenagem é otimizado se for conciliado com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.


CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe

   
   
   
   

Veja os comentários deste post

Scroll to Top