Telefone: 3554-0726 | Tel./WhatsApp: 97365-0726 | e-mail: contato@espacoavatara.com.br

7 Benefícios da massagem relaxante que você deveria saber

O que é, como fazer, benefícios, indicações, contraindicações, como se preparar e perguntas.

7 Benefícios da massagem relaxante que você deveria saber

1. Combate o estresse e reduz a ansiedade;

2. Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar;

3. Hidrata a pele diminuindo o envelhecimento precoce;

4. Reduz a tensão e dor muscular;

5. Estimula a circulação sanguínea e linfática;

6. Elimina toxinas e resíduos metabólicos;

7. Melhora da resposta imumológica.

O que é massagem relaxante? Por que fazer?

É uma técnica aplicada com movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo.

Durante a massagem são utilizados óleos vegetais que auxiliam a execução dos movimentos sempre contínuos, mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.

A massagem relaxante libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse.

De modo geral a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.

Por estimular a drenagem linfática, a massagem relaxante auxilia na eliminação das toxinas do corpo e a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares como o ácido láctico (o que contribui para o alivio das dores musculares), aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele que deixa a mesma mais macia e bonita).

Quando a massagem relaxante é indicada?

Alívio do estresse e ansiedade;

Perturbações digestivas;

Enxaquecas;

Artrose;

Sono excessivo ou episódios freqüentes de insônia;

Metabolismo lento;

Desmotivação e perda de forças para realizar as atividades cotidianas;

Cansaço ou esgotamento físico;

Fibroses;

Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias;

Problemas emocionais;

Debilidade física.

Quando a massagem relaxante é contraindicada?

Trombose Venosa Profunda (TVP);

Alterações cardíacas e vasculares;

Fraturas ósseas;

Febre;

Infecções;

Embolias;

Casos de gripe ou infecção forte;

Doenças contagiosas;

Pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas;

Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição.

Como se preparar para a sessão de massagem relaxante?

Evite comer imediatamente antes da massagem relaxante, coma algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes.

Como é uma massagem realizada com óleo diretamente sobre a pele, você ficará apenas com a roupa íntima para receber a massagem.

Antes da massagem retire seus adornos (anéis, corrente, brincos e relógios).

Para manter o ambiente mais confortável, o massoterapeuta irá colocar uma música relaxante, informe o mesmo caso prefira outro tipo de música.

Tente aproveitar ao máximo o momento da massagem, busque respirar, relaxar e evite pensar nas suas atividades cotidianas, use o momento da massagem para se desligar do mundo lá fora, assim o efeito da mesma será mais eficiente.

Perguntas mais frequentes

Caso sua dúvida não esteja nesta sessão, clique aqui para entrar em contato.

Cada organismo responde de uma maneira, mas de modo geral, na primeira sessão você se sente mais leve e disposto. O ideal é realizar uma vez por semana, pois desta forma o seu corpo guarda a memória do relaxamento (bem estar).

A frequência da massagem vai depender do seu nível de estresse ou de dor, portanto, como cada caso é um caso, o ideal é que você e seu terapeuta conversem sobre o seu tratamento especificamente. Mas de modo geral, a massagem relaxante é adotada pelo menos uma vez por semana.

À partir do quarto mês de gestação uma gestante pode receber massagem, desde que não haja nenhum tipo de problemas na gravidez. Pergunte ao seu médico.

Muitas pessoas fazem massagem porque estão com problemas de saúde que podem ou não ser gerados por fatores psicológicos. Porém acredita-se que dores originadas por doenças de origem genética, traumatológica ou neurológica gerem alterações emocionais. Portanto a massagem relaxante atuando como tratamento para as doenças, auxilia também em problemas psicológicos.

Tudo vai depender do seu histórico e do seu problema de saúde. O ideal é que você além da massagem, adote um estilo de vida mais saudável, de qualquer forma caso o seu problema seja crônico, a massagem pode ser utilizada como um método paliativo para que o problema inicial não se agrave ou até mesmo preventivo para que você não adquira outros problemas ligado ao estresse e a falta de qualidade de vida.

Utilizamos produtos hipoalergênicos e naturais para a realização da massagem relaxante.

O terapeuta pode utilizar óleo ou creme de massagem (dependendo da preferência do cliente). O óleo pode ser de vários tipos, os mais utilizados são: óleo de semente de uva, óleo de gérmen de trigo e óleo de amêndoa (chamados de óleos carreadores).

Caso o terapeuta perceba a necessidade, ele pode incluir a Aromaterapia (terapia com óleos essenciais usada no tratamento de doenças psicossomáticas e perturbações relacionadas ao estresse) à sua massagem.

O terapeuta irá adicionar aos óleos carreadores os óleos essenciais, que serão escolhidos por ele após a anamnese, de acordo com a personalidade ou necessidade do cliente.

Sim, uma vez que a massagem ativa a circulação aliviando o inchaço e as dores. O terapeuta ficará atento para que nos locais mais afetados a massagem relaxante seja realizada com toques mais suaves. É importante a liberação médica.

Durante a aplicação da massagem é fundamental um ambiente tranquilo, harmonizado e com músicas suaves como mantras, longe, newage, para o alcance de um profundo relaxamento. Informe o seu terapeuta caso não esteja à vontade com a música utilizada.

Durante a massagem relaxante, é normal que você sinta dor em alguma parte do corpo, isto ocorre em local onde há acumulo de tensão. Neste caso o terapeuta irá enfatizar para soltar os nódulos de tensão. Informe seu terapeuta caso a dor exceda o limite do suportável.

Lembre-se!!! Procure um profissional especializado.

Somente profissionais qualificados podem realizar a massagem relaxante. Verifique se o mesmo é formado em massoterapia ou fisioterapia (leia o artigo "Massa... o quê?"). Movimentos bruscos e pressões intensas em determinadas áreas podem causar lesões graves se forem feitas por pessoas despreparadas.


CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe

   
   
   
   

Veja os comentários deste post

Scroll to Top